Thursday, March 26, 2020

A Melhor Equipa de Sempre da Premier League, que não venceu a Champions League

Share it Please
Com o domínio do Manchester United na Liga inglesa, desde a chegada de Sir. Alex Ferguson, nos anos 90 poucas equipas conseguiam fazer frente aos também conhecidos como Red Devils. 

Eis que no fim da década de 90 aparece um senhor, vindo do Japão e transforma o Arsenal de Londres (Gunners) em uma das equipas com recordes mais assombrosos da Liga inglesa. Arsene Wenger.

Esta equipa dos Gunners, fez frente aos Red Devils na entrada do novo milénio, e contava com grandes jogadores na sua equipa base, vencedores do Campeonato do Mundo em 1998 e Euro 2000. Falamos de Patrick Vieira, Robert Pires, Wiltord, Thierry Henry... e outros grandes jogadores como Gilberto Silva (campeão do mundo em 2002), Ljumberg e Bergkamp. Com tanta qualidade, os Gunners tornaram-se o alvo a abater na liga inglesa no inicio do seculo, era uma espécie de Barcelona na liga espanhola quando Frank Rijkard apareceu e criou os monstros de Camp no que ate agora são. 

Os Gunners chegaram mesmo a vencer a Liga inglesa sem sequer uma derrota em 2004, guardando o recorde de única equipa a vencer a prova sem nenhuma derrota. Foram 38 jogos, sem sequer uma derrota.



E sendo uma equipa tão boa, a pergunta que sempre ficara, é de que, porque razão este Arsenal nunca venceu a Liga dos campeões. Porque não venceu especialmente em 2004.

Será azar? 
Será falta de experiencia?
Será foco na Liga inglesa apenas?
Ou falta de ambição?

Vejamos só o trajeto. Apos uma fase de grupos com Inter de Milão, Lokomotiv Moscovo e Dynamo de Kyev, o Arsenal termina a fase de grupos em primeiro lugar com 10 pontos. Tendo em um dos jogos, batido o Inter de Milão por 5-1 em San Siro.

Nos 16avos de final encontra o Celta de Vigo, e facilmente passa num agregado de 5-2.

Nos quartos de final, encontra uma equipa nova, Chelsea, que havia sido comprada no mesmo ano por Roman Abramovich, que injetou muito dinheiro e trouxe varias estrelas, entre elas Claude Makelele, Hernan Crespo, Veron... e outros jovens promissores como Terry, Lampard, Gudjonsen, Wayne Bridge, Joe Cole, Duff .... tendo como maior sonho vencer a liga dos campeões. Este jogo, pode ter marcado a decadência do Arsenal na Inglaterra e a passagem do escudo para o futuro, visto que o Chelsea se sagrou campeão inglês nas duas épocas seguintes. E que apesar da final de 2006 ao qual o Arsenal chegou com mais sorte que brilho, a moda italiana; tinha que pelo menos chegar a final de 2004.

Uma coisa é certa, A Liga dos campeões de 2004 foi vencida pelo F.C. Porto, que nem sequer encontrou o Chelsea (eliminado pelo AS Mónaco nas meias finais). 

Se calhar era mesmo o destino. 
Tinha que ser a final dos pequenos.


Entretanto, convido-lhe a relembrar este Arsenal. The Invincibles de 2004.




No comments:

Post a Comment

Blogroll

About