Saturday, April 11, 2020

Pequenas Equipas que fizeram os Grandes

Share it Please

De tempo em tempo, o mundo do futebol é brindado com uma colheita de jogadores jovens de alto nivel, com muito talento e disciplina. 

Estes jogadores, costumam aparecer em equipas simples, sem muitos recursos financeiros e tanto como surpresa, desfilam a classe nos maiores palcos, arasando com equipas de maior calibre, que normalmente são favoritas a vitória.

Algumas equipas com mais sorte conseguiram vencer troféus nas mais altas competições, e outros nem tanto, mas por chegar tão perto, ficarão para sempre lembradas.

Num espaço temporal com limite minimo de equipas que competiam no ano 1990 e nos quais os jogadores sairam e obtiveram glória europeia ou internacional (excluindo campeonatos domesticos); vai aqui aquelas que na minha opinião são as melhores equipas ditas pequenas da Europa, e que tiveram maior impacto nos ditos tubarões.


3. FC Porto

O Porto, teve duas grandes equipas. Uma venceu a a Liga europa de 2003 e a Liga dos campeões em 2004 e a outra venceu apenas a Liga Europa de 2011. E apesar da equipa que venceu a Liga Europa em 2011 ter tido vários jogadores que se tornaram grandes estrelas, como Hulk, Falcão, James Rodriguez, Guarin, Moutinho, Otamendi; nenhum deles repetiu o glamor de vencer uma competição europeia.

Por isso o Porto que venceu a liga dos campeoes de 2004 é o melhor dos dois. Venceu a Liga dos Campeões contra todos tubarões.



Comecemos pelo treinador, José Mourinho, o qual despensa qualquer tipo de apresentação. Saiu para o Chelsea onde teve imenso sucesso na liga inglesa. O teve tambem no Inter de Milão onde adicionou mais uma Liga dos campeões miraculosa em 2010.
Deco, talvez o melhor jogador do Porto daquelas épocas, mudou-se para o Barcelona onde venceu a Liga dos campeões em 2006.
Ricardo Carvalho e Paulo Fereira ambos mudaram-se para o Chelsea e constituiram uma super equipa que dominou a Inglaterra. Uma nova geração de vencedores depois da equipa invencivel do Arsenal.
Outros jogadores nem tanto, Maniche, Derlei, Costinha, perderam-se na Russia e outras transferências e nunca voltaram a ter sucesso parecido.

2. Ajax

De todas equipes underdogs que já venceram a Liga dos campeões, (tirando o Estrela Vermelha, Nottingham Forest, Aston Villa, Steua Bucarest que estão fora devido ao limite temporal e merecem um unico post próprio), o Ajax teve uma geração de ouro. Puro talento que marcou uma geração, porque a equipa do Ajax era praticamente a mesma equipa que ia a seleção da Holanda.


De referir que a equipa de Ajax campeã europeia de 1995 contra o AC Milan, ainda foi a final do ano seguinte (desta vez derotado) contra a Juventus. E conseguiu chegar lá com alguns dos jogadores chave (tirando Seedorf, Overmars, Reiziger).

Em destaque esteve primeiro, Louis Van Gaal, que depois treinou o Barcelona, Bayern de Munique e Manchester United. Van Gaal não chegou de vencer outra Liga dos campeões, mas chegou bem perto, quando esteve no Bayern de Munique em 2013, contra o Chelsea, em pleno Allianz Arena.
De seguida, temos o Van der Sar, que se tornou um dos melhores guarda redes do mundo, e foi campeão europeu pelo Manchester United em 2008.
Reiziger, juntou se ao Milan (apenas em 96/97) e depois o Barcelona ate 2004, não tendo vencido algum troféu europeu nesse periodo.
Rijkard, já vinha de sentido contário, e foi grande estrela do AC Milan desde 1988. Por isso reformou. Em 2004 torna-se treinador do Barcelona e tirou o clube do poço, tendo vencido a Liga dos campões em 2006.
Os irmãos de Boer, juntaram-se ao Barcelona em 1999 até 2004, mas não tiveram grande impacto, visto que este foi um periodo negro dos catalães.
Overmars, foi ao Arsenal onde fez parte de uma equipa em crescendo que viria a se tornar campeão logo na primeira época para a Liga Inglesa, e depois rumou ao Barcelona em 2000 ate 2004 e também esteve neste momento negro.
Clarence Seedorf foi ao Real Madrid onde sagrou-se campeão europeu em 1998, depois passou pelo Inter e em 2002 mudou-se para o AC Milan, onde tornou-se campeão europeu por duas vezes (2003 e 2007). Seedorf é o unico jogador que alguma vez ganhou a liga dos campeoes por 3 equipas diferentes.
Edgar Davids foi ao Milan em 1996 e na época seguinte juntou-se a Vecchia Signora, onde chegou a perder a liga dos campeões em 2003 contra o AC Milan.
Patrick Kluivert, foi ao AC Milan em 97/98 e depois juntou se ao Barcelona onde ficou até 2004, não tendo saboreado a glória europeia.
Kanu, foi ao Inter e Arsenal. Teve mais impacto no Arsenal onde fez parte dos Invenciveis da liga inglesa.
Litmanen perdeu-se em grandes equipas, Barcelona e Liverpool, sem grande impacto, e se calhar vai ser apenas lembrado como melhor jogador Finlandês de sempre.

Em resumo, a equipa do Ajax foi absorvida pelo Barcelona, AC Milan, Juventus. Mas nenhum conseguiu repetir os sucessos do passado, tirando Clarence Seedorf. No Barcelona, todos estes jogadores foram limpados com a chegada de um dos seus amigos, Frank Rijkaard (como treinador) para dar lugar a uma nova geraçãoo que até hoje ainda dá frutos. E em termos de seleções, como é sabido, a Holanda não ganhou algum titulo com esta geração. Esteve perto como sempre, mas nunca lá. 

1. Olympique Marseille

Marseille é a unica equipa francesa que alguma vez venceu a Liga dos campeões. Um recorde que nem os super milionarios do PSG podem se gabar. E muito menos o Lyonnais que também já dominou por vários anos na França.

O Marseille que venceu a liga dos campeoes em 1993 é uma equipa surpresa que forneceu jogadores que depois tornaram-se grandes campeões.


Desta vez, comecemos pelo numero 1, Barthez, tornou-se guarda redes do Manchester United por vários anos, e foi campeão em 1999 contra o Bayern de Munique. Também campeão do mundo em 1998 e do Euro 2000.
Deschamps foi campeão com a Juventus em 1996, contra o Ajax e ainda teve tempo para perder outra Liga dos campeões em 1997 contra o Borussia de Dortmund e outra como treinador do AS Monaco em 2004 contra o Porto. Pela seleção Francesa, Deschamps ganhou o Euro 2000, e o campeonato do mundo em 1998 (como jogador) e 2018 (como treinador).
Abedi Pele, tornou-se um jogador muito prestigiado tornando-se 3 vezes melhor jogador africano.
Desailly no ano seguinte mudou-se para o AC Milan, e de imediato (1994) venceu a Liga dos campeões. Venceu tambem o mundial em 1998 e o Euro 2000.
Rudi Voller, dispensa qualquer apresentação, apesar de não ter saido para um grande, teve ainda impacto no futebol, tornado-se treinador da Manschaft, derotado em 2002 contra o Brasil, na final do Mundial.

É isso. O Marselha é a melhor equipa pequena que venceu a Liga dos campeoõs, e que acabou tendo ainda maior impacto (positivo) nas equipas grandes e competições internacionais como Euro e Mundial. Visto que da equipa do Ajax só Van der Sar e Seedorf realmente sobresairam. Do Porto, apenas Deco e o treinador (Mourinho).




No comments:

Post a Comment

Blogroll

About