Wednesday, April 1, 2020

Os Capitães Mais Carismaticos da Champions League

Share it Please
As 300 lendas de Sparta, que são a mais de 2000 anos um exemplo tenaz de liderança, confiança, carisma e total entrega. Lutaram contra um exercito de milhares de Persas, e confinados não deixaram de defender um ao outro e a todos. Leonidas na frente, liderou com a alma, carne e sangue cada um destes 300 homens.

Com uma mitica como que parecida, houveram várias equipas que passaram por jogos dignos de serem equiparados as batalhas dos 300, e também capitães que lideraram com coragem, digna de ser equiparada a Leonidas.

Para lembrar estes grandes homens, este artigo traz 6 daqueles que na minha opinião pessoal foram estes grandes capitães:


Começo pela menção honoravel que vai para Sergio Ramos, que ainda joga, e por isso não tem posição no ranking. Após parar de jogar, far-se-á o seu julgamento final. Mas tudo indica, que estará em posição privilegiada nesta lista.

Ramos chegou a Madrid em 2005, e por deixar todo sangue em campo (visto na quantidade de vermelhos que apanha), ter vencido 4 liga dos campeões e marcado um golo no ultimo minuto de compensação contra o Atletico Madrid em 2014, que permitiu o Real Madrid empatar o jogo e depois vencer no tempo extra, já se prepara para ser lembrado quando lançar as botas.

Sergio Ramos torna-se capitão em 2015 e odeia o eterno rival Barcelona. Joga num periodo dificil para qualquer defesa, contra Messi e um Barcelona que pode ser nomeada uma das melhores equipas de todos tempos.



6. Matthias Sammer

Se calhar pouco conhecido, teve uma careira um bocado curta. Terminada por uma lesão no joelho que o impediu de jogar após a epoca de 1997. Sammer, foi um grande defesa, do tempo dos liberos.

Talvez, por ter nascido em Dresden, que era um grande centro de armamentos da Alemanha e então a cidade que sofreu mais bombardeios na 2ª guerra mundial pelas forças dos Aliados. Sammer, sempre teve uma postura muito forte em campo e é o primeiro jogador especie General sob ordens do Ottmar Hitzfeld.

Sammer foi eleito mehor jogador do mundo em 1996, apos vencer com a Alemanha o Euro.

Sammer, ajudou a levar a equipa do Dortmund, um verdadeiro underdog a vencer a liga dos campeões de 1997 contra a Juventus. A Juventus contava com super estrelas como Inzaghi, Del Piero, Vieri, Deschamps, Zidane. Era necessário um defesa de raça para travar esta equipa e explorar o contra-ataque ou bolas paradas.




5. Stefan Effenberg

Effenberg não começou por jogar no clube que o traz a esta lista, Bayern de Munique. Foi um medio centro, que começou por jogar no Monchedgladbach depois moveu-se para o Bayern, Fiorentina, voltou ao Monchedgladbach e voltou ao Bayern em 1998. Na epoca de retorno 1998/99, perdeu a liga dos campeões contra o Manchester United, numa das finais mais freneticas e dramaticas. Nesse momento ainda não era capitão, e não tinha como, sendo recém chegado e com a presença de Oliver Khan e Lothar Matthaus. Mas torna-se capitão no fim da época de 99, até quando partiu em 2002.

O Bayern voltou a lutar para vencer a liga dos campeões, e em 2001, contra o Valencia, após marcação das grandes penalidades tornou-se mesmo campeão. Durante o jogo, Effenberg encheu todo o campo e marcou o penalti que empatou o jogo a 1 golo. Os seus passes e marcações de bolas paradas quaze que perfeitas, eram fascinantes de ver.

Effenberg, pertence a lista de Hall of Fame do Bayern, mesmo tendo passado apenas 6 anos no clube.
Foi um lider destemido e em alguns momentos assustador, e junto de Ottmar Hitzfeld (treinador) pareciam dois generais da guerra. Era temperamental, e tinha um quaze que ódio e desejo de vingança, visivel na expressão facial, contra o Manchester United (e David Beckham) e Real Madrid que eram os maiores rivais europeus.



4. Javier Zanetti

Zanetti, o primeiro da lista que praticamente jogou toda a vida em um só clube, militou no Inter de Milão de 1995 a 2014 quando reformou com 41 anos. Foram 20 anos nos quais foi capitão desde 2001.
Zanetti, jogou na posição de lateral direito, médio defensivo, médio 8, e será lembrado pela curiosidade de parecer imortal.

Jogador muito calmo e inteligente (apanhou apenas 1 cartão vermelho durante toda vida no Inter) foi jogador chave durante os anos em que o Inter liderou na Itália, 2005 a 2010, e conferiu rigidez no meio campo e defesa durante todos aqueles anos e principalmente no jogo em que o Inter sagrou-se campeão da Europa contra um super Bayern de Munique, em 2010. Mesmo com apenas uma liga dos campeões vencida, Zanetti, é o jogador do clube com mais jogos com a braçadeira de capitão no Inter.

  

3. Carles Puyol

Puyol jogou no Barcelona praticamente a vida toda. Foi promovido do Barcelona B a equipa principal, na qual esteve 15 anos até reformar, em 2014 com 36 anos. Puyol, jogou na defesa, como defesa direito e depois como central, e sempre foi um jogador fisico. Liderou a equipa como capitão desde 2003 até a reforma. Tendo vencido a liga dos campeões em 2006, 2009 e 2011.

Puyol viveu os momentos de seca e dificuldades económicas do Barcelona, de 1999 a 2003 em que o Real Madrid era rei absoluto de espanha (não necessariamente, havia la o Deportivo de la Coruña e Valencia). Por isso merece uma posição neste ranking. Mas mesmo com 3 ligas dos campeões vencidas, nao é #1 por ter estado em numa equipa quaze que perfeita, que quaze que não dependia de capacidade defensiva (posição na qual jogava).



2. Steven Gerrard

Jogador inglês puro, foi a cara do clube de Merseyside por vários anos. Estreou-se no Liverpool em 1998 e saiu em 2015 para os LA Galaxy dos EUA. Gerrard sobe a posição de capitão em 2003 e tornou-se um mitico capitão dos Reds ao ajudar a sua equipa vencer a Liga dos Campeões de 2005 em Istanbul.

O Liverpool perdia por 3-0 na primeira parte contra o todo poderoso AC Milan, e quando todos davam o jogo como acabado Gerrard ajudou com um golo nos minutos iniciais da segunda parte, e ainda ganhou o penalti do empate, convertido por Xabi Alonso, deixando o jogo a 3-3. Nas grandes penalidades o Liverpool completou a reviravolta e venceu mesmo a competição contra todos os odds.

Gerrard foi nomeado melhor jogador da final e ficou diretamente ligado a esta vitória devido a vontade de não desistir, contra tudo e todos. O Espirito de Anfield e o famoso slogan de "You Will Never Walk Alone" estava realmente encarnado no seu corpo.



1. Paolo Maldini

Como numero 1, vem o imortal dos imortais, que a titulo de curiosidade, o seu pai Cesare Maldini tambem foi jogador do AC Milan, capitão e vencedor da antiga Taça dos campeões europeus.

Paolo Maldini, considerado por muitos um dos melhores defesas de todos tempos, tem sangue rossoneri. e viveu 25 épocas no clube, no qual reformou em 2009 com 41 anos. Após sua reforma o Milan reformou tambem a sua camisola 3.

Antes de ser capitão já havia participado em 5 finais da liga dos campeões no incio de 1989 a 1995, na qual venceu três. 
Após tornar-se capitão em 1996, o clube passou por fases dificeis, tempo durante o qual o AC Milan quaze que desapareceu dos grandes palcos da liga dos campeões devido ao envelhecimento de vários jogadores chave.

O Milan voltaria em grande no novo milenio, e a partir de 2003 era a equipa mais forte da Europa. Em 2003 ajudou a equipa a vencer a final contra a Juventus, em 2005 marcou um golo no 1º minuto contra o Liverpool, mas perdeu a final. E finalmente em 2007 liderou a equipa a vingar-se do Liverpool.




1 comment:

  1. Muito interessante, óptima iniciativa, hoje conheci algumas novas/velhas figuras. Força bro

    ReplyDelete

Blogroll

About