Tuesday, March 31, 2020

O Melhor Arbitro de Todos Tempos

No jogo do futebol, muitos ganham o reconhecimento e distinção. E na maioria dos casos, são os jogadores. E se fizermos uma estatistica, veremos que a maioria dos melhores neste desporto são avançados.

Defesas, guarda-redes, treinadores, arbitros, passam que como se fosse de lado do futebol. Nomes como Marcello Lippi, Fabio Capelo, Sven Goran Eriksen são alguns treinadores reconhecidos, mas que poucos se calhar lembram hoje. E de quantos defesas as pessoas se lembram, talvez Maldini... e quem mais...? Se falarmos de guarda-redes, Oliver Khan...

Por isso, eu resolvi dedicar este artigo a um arbitro, que no meio de tanto mediatismo que é dado aos futebolistas, principalmente avançados; nunca será esquecido.


Muito temido pelo seu olhar, Pierlugi Collina foi conhecido por ser imponente, duro nas suas decisões, e principalmente com as estrelas. Sempre foi capaz de gerir jogos com alto nivel de pressão, como finais de grandes torneios.

Um dos grandes jogos apitados por Collina foi a final dramatica de 1999 da Liga dos Campeões, em que o Manchester United bateu nos ultimos 43 segundos de jogo o Bayern de Munique 2-1, de reviravolta. Apitou tambem a final Copa do Mundo de 2002 em que o Brazil venceu a Alemanha por 2-0. Por curiosidade, ambas as finais, o guarda redes da equipa derotada foi Oliver Khan.

Collina foi um arbitro tão reconhecido que ao chegar a idade de reforma, em 2005, a federação italiana aumentou a idade de reforma de 45 para 46 anos. Entretanto, Collina reformou mesmo em 2005 devido a conflitos fora das quatro linhas.

Collina, foi um dos dois arbitros a sair totalmente limpo do escandalo da Serie A em 2004-2006, que viu a Juventus descer de divisão por corupção em 2006. Collina, era simplesmente muito objectivo que até era odiado pela Juventus.

Hoje, chefe dos Arbitros da UEFA, deixou um legado melhor arbitro da FIFA por seis (6) vezes, que poucos arbitros poderão alcançar.

Veja abaixo, o homem em acção:





Continue Reading...

Thursday, March 26, 2020

O Mais fraco vencedor da Champions League

Muitas das vezes em que falamos de vencedor de uma competição, logo associamos com futebol estontiante, rolo compressor, grandes jogadas, fintas, e adversários incapazes de decifrar o sistema tático do vencedor. 
Pensamos em hegemonia em todos aspectos.

Mas não é assim que se fazem todos campeões, alguns campeões são relativamente mais fracos e conseguem com alguma sorte e pontaria, passar.

Não falo do FC Porto de 2004, ou o Chelsea de 2012 que foram também grandes sortudos. Falo sim do Manchester United de 1999. 

Haver vejamos, o Manchester United, entra para um grupo com o Bayern de Munique, Barcelona e Brondby, no qual empatou 4 jogos e venceu 2 jogos, vitorias contra o Brondby apenas, e passou na segunda posição atrás do Bayen de Munique.

Após a fase de grupo, dois jogos bem jogados contra o Inter de Milão nos quartos de final, e passa num agregado de 3 - 1. Inter que era uma equipa forte, e contava com Ronado fenomeno, Roberto Baggio e Zamorano.

Nas meias finais, encontrou a Juventus, outra equipa forte italiana. Se calhar a equipa mais forte meiado dos anos 90 na Europa, havia participado nas ultimas 3 finais passadas a 1999 da Liga dos Campeões. E o Manchester consegue passar com um agregado de 4-3, tendo feito a vitória decisiva de 3-2, no estadio dos Alpes em Turim. A Juventus contava ainda com Zidane, Del Piero, Inzaghi, Deschamps, Edgar Davids e companhia.

Até este momento podia se dizer que o United, foi uma equipa lutadora. Passar por duas equipas italianas, quando a maior concentração de estrelas do mundo se localizava na Italia, não foi tarefa nada facil. 

Mas os torneios vencem-se nas finais. 

E a final, jogada contra o Bayern de Munique, em Camp no, mostrou algumas coisas interessantes:
  1. a perder por 1 - 0, até o minuto 91, o Manchester praticamente ainda não havia feito um remate a baliza
  2. dois remates do Bayern, vão ao ferro nos minutos finais do jogo
E mesmo assim, nos ultimos 43 segundos, o Manchester vence a prova, através de dois cantos marcados por David Beckham, e finalizados por Sheringam e Solkskjaer. 


Fica para a história, uma final vencida de um jeito mitico.

As vezes os devils também tem sorte.



Continue Reading...

A Melhor Equipa de Sempre da Premier League, que não venceu a Champions League

Com o domínio do Manchester United na Liga inglesa, desde a chegada de Sir. Alex Ferguson, nos anos 90 poucas equipas conseguiam fazer frente aos também conhecidos como Red Devils. 

Eis que no fim da década de 90 aparece um senhor, vindo do Japão e transforma o Arsenal de Londres (Gunners) em uma das equipas com recordes mais assombrosos da Liga inglesa. Arsene Wenger.

Esta equipa dos Gunners, fez frente aos Red Devils na entrada do novo milénio, e contava com grandes jogadores na sua equipa base, vencedores do Campeonato do Mundo em 1998 e Euro 2000. Falamos de Patrick Vieira, Robert Pires, Wiltord, Thierry Henry... e outros grandes jogadores como Gilberto Silva (campeão do mundo em 2002), Ljumberg e Bergkamp. Com tanta qualidade, os Gunners tornaram-se o alvo a abater na liga inglesa no inicio do seculo, era uma espécie de Barcelona na liga espanhola quando Frank Rijkard apareceu e criou os monstros de Camp no que ate agora são. 

Os Gunners chegaram mesmo a vencer a Liga inglesa sem sequer uma derrota em 2004, guardando o recorde de única equipa a vencer a prova sem nenhuma derrota. Foram 38 jogos, sem sequer uma derrota.



E sendo uma equipa tão boa, a pergunta que sempre ficara, é de que, porque razão este Arsenal nunca venceu a Liga dos campeões. Porque não venceu especialmente em 2004.

Será azar? 
Será falta de experiencia?
Será foco na Liga inglesa apenas?
Ou falta de ambição?

Vejamos só o trajeto. Apos uma fase de grupos com Inter de Milão, Lokomotiv Moscovo e Dynamo de Kyev, o Arsenal termina a fase de grupos em primeiro lugar com 10 pontos. Tendo em um dos jogos, batido o Inter de Milão por 5-1 em San Siro.

Nos 16avos de final encontra o Celta de Vigo, e facilmente passa num agregado de 5-2.

Nos quartos de final, encontra uma equipa nova, Chelsea, que havia sido comprada no mesmo ano por Roman Abramovich, que injetou muito dinheiro e trouxe varias estrelas, entre elas Claude Makelele, Hernan Crespo, Veron... e outros jovens promissores como Terry, Lampard, Gudjonsen, Wayne Bridge, Joe Cole, Duff .... tendo como maior sonho vencer a liga dos campeões. Este jogo, pode ter marcado a decadência do Arsenal na Inglaterra e a passagem do escudo para o futuro, visto que o Chelsea se sagrou campeão inglês nas duas épocas seguintes. E que apesar da final de 2006 ao qual o Arsenal chegou com mais sorte que brilho, a moda italiana; tinha que pelo menos chegar a final de 2004.

Uma coisa é certa, A Liga dos campeões de 2004 foi vencida pelo F.C. Porto, que nem sequer encontrou o Chelsea (eliminado pelo AS Mónaco nas meias finais). 

Se calhar era mesmo o destino. 
Tinha que ser a final dos pequenos.


Entretanto, convido-lhe a relembrar este Arsenal. The Invincibles de 2004.




Continue Reading...

Wednesday, March 25, 2020

O Melhor Golo de sempre da UEFA Champions League

Zidane, dispensa qualquer tipo de apresentação. Melhor jogador do mundo em 1998, já havia feito parte de uma grande equipa, Juventus, que em 1997 perdeu a Liga dos Campeões para o Borussia Dortmund.

Sem ter conseguido vencer o máximo titulo europeu de clubes, pela Juventus, Zidane foi contratado pelo o Real Madrid em 2001, e tinha como principal função, reforçar ainda mais os Blancos que já haviam sido campeões da Europa em 1998 e 2000. O Real Madrid, curiosamente havia se sagrado campeão da europa contra Juventus na qual militava Zidane, em 1998. 

Desta vez o efeito foi instantâneo, numa equipa que já tinha o então melhor jogador do mundo, Luis Figo, e outras estrelas como Roberto Carlos, Raul, Guti, Morientes, Salgado, Makelele e um ainda jovem Casillas. O Real Madrid passou por vários testes ate chegar a final da liga dos campeões em 2002. 

Tendo passado pelo Bayern de Munique, nos quartos de final, e depois Barcelona, nas meias finais. Encontra na final uma equipa menos conhecida, e com pouco favoritismo. O Bayer Leverkusen, que levam a alcunha de farmacêuticos. 

Foram um osso duro de roer, durante todo o jogo, e se não fossem também as grandes defesas do Casillas, entrado apos lesão de Cesar, o Real Madrid bem que poderia não ter levantado este trofeu naquele ano.

Eu bem que torcia para que o Leverkusen vencesse o jogo, porque dá-me mais emoção ver um underdog vencer. Mas quando, Roberto Carlos recebe a bola aérea e com marcação de Basturk, consegue ainda fazer um passe em vólei para Zidane, e este faz o que poucos (ou ninguém) são capazes há que tirar o chapéu.


E, apesar de tudo que aconteceu naquele jogo, este golo vai para sempre ficar na historia. E todos adeptos que estiveram em Glasgow, ou a volta do mundo a ver na TV, fãs e haters naquela noite de estrelas, vão para sempre poder dizer que viram um dos melhores, senão o melhor golo de sempre da Liga dos campeões. Vale a pena ver e rever:  




O que vocé acha deste golo?
Continue Reading...

Blogroll

About